Semana Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo do dia é sensibilizar a sociedade para a existência da violência contra a pessoa idosa, ao mesmo tempo que disseminar a ideia de que não devemos aceitá-la como normal. Segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, a violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

Por isso, nessa semana de 11 a 15 de junho o Asilo São Vicente de Paulo está divulgando a data, pedindo mais respeito e mais valorização para a pessoa idosa. O Asilo assume seu papel na luta pela garantia da dignidade ao acolher as idosas. No cenário de violência, o acolhimento que a instituição proporciona a idosas em situação de vulnerabilidade social, cuidando delas com atenção e carinho diários, é uma parte importante da rede de assistência a esta população.

Além disso, a equipe do Asilo também participa de conselhos e fóruns voltados à defesa dos direitos das pessoas idosas, sempre buscando incentivar melhores políticas públicas para os idosos.