Idosas ganham passeios no dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa

 

Instituído pela Organização das Nações Unidas, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa . Neste ano, a data foi relembrada com passeios e atividades especiais para as moradoras do Asilo São Vicente de Paulo. Logo pela manhã, algumas idosas foram ao cinema assistir à animação “Pedro Coelho”. O convite foi feito pela rede Cinépolis, em um projeto chamado “Vamos todos a Cinépolis”, quando as salas de cinema desta rede em todo o Brasil convidam instituições sociais para uma sessão gratuita.

O clima entre as idosas foi de muita euforia pelo divertido passeio, mesmo com manhã fria e chuvosa de Curitiba. As moradoras adoraram experiência. Inclusive, foi uma data muito especial para a moradora Maria Lúcia, que completou 71 anos de idade no dia e contou que não ia ao cinema há mais de 40 anos.

Outra ação que movimentou a rotina das idosas aconteceu na parte da tarde, quando um grupo de moradoras foi assistir a uma apresentação de balé no Teatro Guairinha – a Mostra de Dança do Teatro Guaíra. O passeio foi possibilitado por meio de uma parceria da Fundação de Ação Social (FAS) e a Companhia Jovem Teatro Guaíra. O espetáculo contou com bailarinos com idades entre 12 e 18 anos, que participam da mostra de dança anualmente. Segundo Patrícia Otto, coordenadora da companhia, a alegria é imensa em levar as apresentações para quem geralmente não tem acesso às apresentações culturais: “Fazer com que o público conheça e crie gosto pelas apresentações de dança é um desafio que os meninos da companhia adoram”, afirma.

Foto: Cesar Bond

A apresentação incluiu, além das moradoras do asilo, também o público atendido em outras instituições sociais de Curitiba. As idosas ficaram encantadas com a apresentação. Patrícia parabenizou o interesse do Asilo São Vicente de Paulo e das demais instituições fazer parte desta ação, incentivando a vivência cultural para as idosas. Ela ainda comentou que em um futuro próximo, pretende que mais espetáculos no Guaíra sejam apresentados para as moradoras.

Momentos como estes contribuem em diversos aspectos para as idosas, tanto em questão da saúde mental, física e aspectos cognitivos, como promovem a interação com a comunidade.

Confira também em vídeo como foi o dia das moradoras: