Parceria com universidade ajuda a melhorar a mobilidade das idosas

Estudantes de Fisioterapia têm sido fundamentais na promoção de maior capacidade funcional para as idosas do Asilo São Vicente de Paulo. Por meio de uma parceria com a PUC-PR, um grupo de alunos do 3º ano do curso Fisioterapia assumiu o compromisso de desenvolver atividades às terças e quintas-feiras pela manhã no asilo. O trabalho tem o direcionamento da equipe técnica do Asilo e a supervisão dos professores da PUC.

“É um suporte que já se tornou fundamental para nossa instituição”, afirma a fisioterapeuta do Asilo, Fabiana Basile. Ela explica que graças a esta parceria já se percebem melhorias na mobilidade, resistência e independência nas idosas e destaca ainda que o convívio com o grupo de estudantes melhora a sociabilidade e o ânimo das moradoras: “são diversos os benefícios do da convivência intergeracional”, aponta Fabiana.

O professor Luciano A. Leandro explica que a atividade faz parte da disciplina de Estágio em Disfunção do Aparelho Locomotor, realizado não apenas no asilo, mas também em hospitais e outras unidades ambulatoriais. Ele comenta sobre a alegria em trazer o grupo para o asilo: “a proposta central é a promoção da saúde, mas é também uma forma de possibilitar a prática aos alunos para melhor compreensão do processo de envelhecimento”.

Ele comenta que além dos benefícios para as idosas e para os estudantes, é nítida a melhoria para a casa no geral: “desde quando iniciamos, no começo deste ano, o asilo já fez alterações na sala de fisioterapia para otimizar este trabalho individualizado com as idosas, além de que há o acompanhamento das cuidadoras que estão no dia a dia com elas. Tudo contribui para aumentar a qualidade de vida das idosas”.

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar