Equipe do Asilo São Vicente de Paulo fala sobre benefícios da caminhada para idosas

O Asilo São Vicente de Paulo, fundado em 1926 em Curitiba, é uma instituição sem fins lucrativos que cuida de cerca de 150 idosas. Todos os setores do Asilo são responsáveis por garantir o bem-estar das moradoras, incluindo o setor de Fisioterapia, que promove diversas atividades com o objetivo de movimentar as idosas.

“A ideia da fisioterapia dentro do Asilo São Vicente de Paulo é colocar as idosas em movimento através das oficinas, das caminhadas, das festas que acontecem no lar, e também do tratamento individual”, afirma Evelyn Chagas, fisioterapeuta do Asilo.

A caminhada, uma das atividades das quais as idosas participam, acontece semanalmente e é realizada na área externo do Asilo ou em parques próximos. De acordo com Evelyn, os principais benefícios da caminhada são a melhora na questão cardiovascular, respiratória e intestinal, controle da diabetes, fortalecimento de membros inferiores e melhora do equilíbrio, diminuindo o risco de quedas.

Além disso, a caminhada trabalha a socialização ao possibilitar que as moradoras saiam do Asilo e interajam com pessoas diferentes, diminuindo o risco de depressão e elevando sua autoestima.

Saiba mais sobre os benefícios da caminhada para a terceira idade: