Treinamento sobre demência envolveu toda equipe do Asilo


Um treinamento sobre demência – doenças neurodegenerativas que afetam as pessoas idosas – foi realizado com toda a equipe do Asilo São Vicente de Paulo, incluindo os colaboradores de todos setores e turnos. O treinamento foi ministrado nos dias 5 e 8 de novembro, pelo geriatra Dr. José Mário Tupiná Machado.

A instituição é responsável pelo bem-estar de 150 moradoras. Diante dos desafios diários, a gestão da instituição propôs a todos os colaboradores o aprofundamento do tema, para melhor acolher e atender as moradoras.


O palestrante trouxe um panorama sobre a doença, como identificá-la e como acompanhar as idosas. “As orientações e esclarecimentos quanto à temática para os colaboradores são fundamentais, pois cada ação traz um impacto na qualidade do atendimento e na assistência as idosas”, comentou a gestora, Inês Barbosa.

De acordo com a psicóloga da instituição, Daniela Tisoni, “a palestra foi de extrema relevância, visto que foram abordados sinais e sintomas das doenças, fazendo um link entre teoria e vivencias cotidianas com as idosas. Foram também, desmistificados comentários generalistas como de que todo idoso é doente, deixando claro que não é porque a pessoa têm determinada idade que é doente”.

Para a supervisora do Bazar, Lucila Salete Dal Gallo, que além de trabalhar na instituição atualmente também cuida de sua mãe idosa, a palestra contribuiu em vários esclarecimentos. Ela sugeriu intensificar ainda mais estes momentos, com outros temas, voltados ao atendimento das idosas.

“É um excelente investimento da ASP junto a seus colaboradores, pois, independente do setor ou função específica, todos de alguma forma acabam impactando positivamente no atendimento as Idosas”, afirmou o Dr. Tupiná.

Confira a galeria de fotos
Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar