Siga nossas redes sociais:   

Seja um voluntário

A atividade de voluntariado tem como objetivo a melhoria do bem-estar, saúde mental e qualidade de vida das idosas, bem como a socialização entre os demais membros da comunidade.

Para participar o voluntário deve realizar o preenchimento do cadastro abaixo, com ênfase em uma de nossas propostas de atividade. Seguindo normativas competentes a legislação do voluntariado, cada interessado pode participar de uma das atividades desenvolvidas, respeitando o máximo de um total de 4 horas de atividades semanais.

Consideramos que, para realizar uma atividade voluntária, se faz necessário apresentar algumas qualidades como: empatia, solidariedade e carinho. Mas também é preciso:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ser proativo com facilidade de relacionamento interpessoal (com características de calma, responsabilidade e paciência);
  • Comprometimento e disponibilidade para com a atividade.

Todas as oficinas são desenvolvidas no período vespertino, das 14h às 16h.

Para se tornar um voluntario não é necessário ter experiência, pois posteriormente será ofertada integração e capacitação aos futuros voluntários. Para iniciar o trabalho voluntário será realizada a integração/capacitação.

* No dia da integração solicitamos a todos os voluntários que tragam RG e comprovante de residência.


Para cadastrar-se como voluntário, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossa equipe agendando o dia da integração/capacitação.


Inscrições encerradas! Acompanhe nosso site e redes sociais para saber quando será a próxima abertura de vagas.

Caso queira mais informações entre em contato com o setor de Serviço Social pelo e-mail s.social@asilosaovicente.org.br ou pelo telefone (41) 3313-5353.


Setor
Artesanato Geral (Trabalhos manuais)

Tem por objetivo a estimulação e manutenção da psicomotricidade das idosas, mediante as seguintes ações: tricô, crochê e pintura em tecido. Na proposta de artesanato o voluntário deverá ter conhecimento básico sobre a proposta (saber fazer) para poder ensinar as idosas que necessitarem de auxílio ou desejarem aprender esta nova habilidade, assim sendo, o voluntário poderá: auxiliar as idosas no processo de ensino-aprendizagem de novas atividades; separar materiais que as idosas utilizarão durante as atividades; organizar os materiais que chegarem de doação para o uso da sala de artesanato sob orientação do técnico responsável pela atividade.
Dia da Semana: QUARTA – FEIRA


Oficina de Desenho / Pintura
Tem por objetivo a socialização, estimulação cognitiva e psicomotora das idosas. Nesta ação o voluntário realizará: auxílio ao técnico de referência na execução da atividade; organização dos materiais a serem utilizados; assessoramento das idosas durante o desenvolvimento da atividade; dentre outras atividades se solicitado pelo técnico de referência.
Dia da Semana: SEGUNDA-FEIRA


Oficina de Leitura – Contação de Histórias
Tem por objetivo estimular a cognição através do contato com diferentes linguagens e formas de contar os acontecimentos. Nesta atividade o voluntário poderá utilizar diferentes estratégias corporais e perceptivas para interagir e promover compreensão sobre o conto.
Dia da Semana: QUARTA-FEIRA


Oficina de Tapeçaria
Tem por objetivo a estimulação e manutenção da psicomotricidade das idosas residentes. Nesta oficina, o voluntário poderá: auxiliar as idosas no processo de ensino-aprendizagem de novos pontos; realizar acabamentos das peças prontas; separar os materiais que as idosas utilizarão durante as atividades (desfiar estopas, produzir bolas de lã, separar cores de lã e outros); organizar os materiais que chegam de doação para uso na sala de tapeçaria; dentre outras ações relacionadas a oficina, com acompanhamento do técnico de referência da atividade.
Dia da Semana: QUINTA-FEIRA


Visita Solidária
Objetiva proporcionar momentos de socialização, bem-estar e qualidade de vida, entre idosa e membros da comunidade. Nesta ação, o voluntário se disponibilizará a realizar visitas a moradora do Asilo São Vicente de Paulo (de acordo com a disponibilidade e agenda estabelecida); construirá vínculos afetivos e efetivos de amizade; poderá compartilhar histórias de vida; proporcionar atividades de lazer; dentre outras ações. Cabe destacar que atividades externas deverão ser dialogadas e autorizadas pelo técnico de referência desta ação.
Dia da Semana: TERÇAS – QUINTAS – FEIRAS E SÁBADOS