Siga nossas redes sociais:   

O Asilo

O Asilo São Vicente de Paulo é uma instituição sem fins lucrativos localizada em Curitiba (PR). É referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa.

É responsável pela garantia do bem-estar de 150 idosas. O atendimento de longa permanência é dirigido a mulheres que possuem graus diferenciados de limitações, autonomia e independência e demandam cuidados específicos.

Fundado em 1926, o Asilo é atualmente mantido pela Ação Social do Paraná, instituição que atua desde 1944 nos eixos da Assistência Social, da Educação e da Segurança Alimentar e Nutricional. A ASP sempre foi protagonista de movimentos de transformação social, mobilizando a sociedade para o alcance de uma vida mais digna para todos. Ela prosseguiu com suas atividades, mobilizando, capacitando e apoiando os diferentes atores do trabalho social. Destacam-se em sua história o compromisso com o profissionalismo, a participação popular e a implementação de ações concretas para a transformação social. 

O Asilo São Vicente de Paulo de Curitiba está completamente adaptado às políticas nacionais de atendimento à pessoa idosa, atuando com a perspectiva da institucionalização em um atendimento individualizado, educativo e focado na reintegração social. Sua atuação vai além do atendimento – está presente em conselhos, fóruns e outros espaços de participação popular, na busca de garantias dos direitos da pessoa idosa e na construção de uma política pública ativa para este segmento.

Nossa história

Em 30 de outubro de 1926, o então presidente de Estado da Província do Paraná (cargo correspondente hoje ao de governador), Caetano Munhoz da Rocha, inaugura o Centro de Mendicância São Vicente de Paulo, conhecido hoje como Asilo São Vicente de Paulo de Curitiba. Na época, o Asilo atendia crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. Em alguns períodos, mais de 400 pessoas residiram no local.

Por quase 80 anos, de 1926 até 2004, as responsáveis pela administração da casa eram as religiosas da Congregação das Irmãs Passionistas. Em 1967, há uma reestruturação na instituição e os homens são encaminhados ao Recanto Tarumã. Dois anos depois, as meninas que viviam na entidade são encaminhadas ao Lar Yvone Pimentel. Em 2004, atendendo às especificações da nova Política de Atendimento ao Idoso, a gestão do Asilo passa para a Fundação Educacional Itaqui, que começa a adotar um novo conceito de atendimento, de acordo com a Política Nacional do Idoso.

Desde de janeiro de 2009 a administração da instituição está sob responsabilidade da Ação Social do Paraná, entidade que atua desde 1944 no Estado. Em sua gestão, a ASP procura também ser protagonista na luta pela consolidação de políticas públicas para a pessoa idosa, participando de conselhos e fóruns de direitos. Nos últimos anos, o Asilo vem realizando projetos de reintegração social com a pessoa idosa, buscando fortalecer sua identidade na sociedade. É seu compromisso com a valorização e respeito ao idoso.

Garantimos à todas 150 idosas residentes os seus direitos sociais com dignidade, através de equipe multidisciplinar de excelência em todas as competências técnicas: assistência social, médica, nutricional, fisioterapêutica, psicológica, farmacêutica e em terapia ocupacional, entre outras. Contemplando todas as demandas de vida diária.